sábado, 23 de março de 2013

Conjuntivite Tóxica do pequeno Vitor

Quinta-feira 14 de março, notamos que o Vitor estava com o olho vermelho e com uma leve secreção ao acordar, cheguei do trabalho e o levei ao pronto atendimento, a médica de plantão se quer chegou perto dele, mesmo porque ela de longe falou:

- É conjuntivite! Uns dias limpando com chá ou soro gelado e um colírio resolvem!

Certo então, sempre o levei lá, e geralmente com a mesma médica, fiquei descansada e fui embora com ele. Mas os dias foram passando e eu achava estranho que o olho dele ficava a cada dia mais inchado, mas como? Não era para melhorar?...

O Vitor já teve conjuntivite e tratei e passou em poucos dias, mas desta vez estava estranho, bom não demorou muito para o coração da mãe ficar apertado, e para ajudar cancelaram o meu plano de saúde por erro, é mole?

Peguei o pequeno na quarta passada e fui na Emergência, o olho dele estava "monstruoso" roxo no rostinho e sangrando, sei que alguns casos de conjuntivite ficam assim, mas são raros e geralmente em pessoas mais velhas, não em um bebê de um ano e 11 meses.

Chegando lá na triagem já nos isolaram e lá vai a mãe explicar toda a "romaria" que passou a semana toda com o pequenino de olho inchado, explica, pesa, mede febre na triagem, vem a médica, a qual jamais vou esquecer, ela chegou pertinho do Vitor e disse: - Que menino mais lindo! Querido ricos olhos verdes machucados! Vamos ajudar a mamãe a curar seu olho tá bom meu anjo?
O Vitor olha pra ela dá aquele sorriso que só que conhece sabe, e diz TÁ! (risos) meu doce amor!

Resumindo, a pediatra disse:

-Mãe vamos baixar ele, vamos drenar o olho, isso deve ser conjuntivite TÓXICA, é muito sério e pode comprometer a visão, claro antes ele vai passar pelo Oftalmo para avaliarmos ele melhor, mas fica calma que seu bebê será muito bem cuidado aqui.

Imagina a pessoa, que caminha 2 horas por dia (risos), sim, sim, tratamento pra emagrecer, "colando", sem almoçar (isso não faz parte do tratamento e sim da correria daquele dia, risos), com uma bota do caramba onde meu pé estava pedindo socorro, afffff louca por um banho, já dentro do quarto do hospital assinando a baixa hospitalar, o Vitor fazendo a sensação lá dentro, mandava beijos à todos, fazia bichinho, e dizia puxando a cortina: - Ô JU, Ô JU, Ô JU, cadê JU? ...
- Meu anjo o Ju está na escola, não está atras da cortina, deita aqui na mamãe!

O Oftalmo examina, puxa, estica os olhos e o Vitor se bate e chora muito, e a mãe? Sim segurando o pequeno, faz parte não é? (Quem me dera poder passar no lugar dele por muitas coisas).

O Oftalmo me olha e diz: - Mãe por mim ele fica baixado está muito feio o olho dele, mas só podemos fazer um bom exame amanhã, pois aqui não tem aparelhos, foi então que o exame foi feito na quinta por volta das 11h, prefiro pular essa parte porque foi complicado de ver, mas graças a Deus a equipe muito séria e comprometida me disse: - Mãe o Vitor teve a princípio uma conjuntivite viral, normal como qualquer outra, mas o corticóide estava dilacerando o olho dele, ainda bem que vieste a tempo com ele aqui, não indico o uso de colírio em crianças tão pequenas, a menos que estivesse com muitíssima secreção o olho dele, o que na minha opinião, não era o caso, então graças a Deus o simples fato de limparmos com o soro gelado, e não colocarmos mais o colírio, já fez passar o susto e conseguimos ver que está tudo certo agora, exceto que a conjuntivite agora é mais séria, de viral ficou tóxica, mas pode ir pra casa, limpe muitas vezes o olho dele, é possível que contamine os demais da família e também o outro olho dele, mas tu já saberá que colírio jamais, e o traga aqui e peça para falar direto comigo caso não melhore.

Saio do centro de Oftalmologia e vou para o Santo Antônio ali perto pois o Ju amanheceu com os olhos vermelhos, affffff  tadinho, é ele quem cuida com o maior zelo do mano, o Vitor é apaixonado por ele, mais de 6 horas esperando, SUS né? Fazer o que? mesmo diagnóstico, e o que o médico prescreveu???? Sim, sim, sim, só lavar com soro, NADAAAA de colírio, salvo se ficar muito feio o olho mesmo.

Os amigos sempre muito carinhosos, vieram aqui em casa ver o Vitor mesmo havendo perigo de contágio, meu celular nunca tocou tanto de pessoas querendo saber como o Vitor estava, alguns nem pude atender e peço desculpas porque no exame deixei o silencioso mesmo e nem tive tempo de ligar de volta, afinal agora eram dois meninos "piratas", com olhos vermelhos...

O que mais me intrigou foi uma situação pra lá de adversa que aconteceu e jamais vou entender como uma pequena vida não vale nada para uma pessoa, mas tudo bem cada um sabe de si, hoje meu foco são meus filhos, meu trabalho, meu curso de libras e o resto é complemento, entendo sim que se deve ser feliz, mas cada coisa deve ter seu espaço, nada é imutável, mas não cabe a mim criticar, pois sou culpada pela reação de revolta das pessoas, e eu nem sei o porque.

Bom isso é outra história, inclusive que acabou e a partir do dia 14 de março prometi ´para alguém muito especial que essa pessoa, morreu junto com o desdem que fez ao filho doente.

E a vida segue, eu renasci no dia 21 de março, fiquei muito feliz com as várias manifestações de carinho de pessoas que JAMAIS imaginei que teria e aqui fica o meu muito obrigado de coração à todos! E espero estar presente quando precisarem de mim, assim como me apoiaram. Meu carinho especial à todos mesmo, mas a avó e a tia do Vitor foram sensacionais, espero poder agradecer com gestos que sejam do agrado delas à todo o carinho e apoio e as palavras de conforto que tive! muito obrigado de coração!


Bom li muito sobre conjuntivite nestas duas semanas, deu para entender um pouco mais e deixo aqui sites que me ajudaram a esclarecer algumas dúvidas, sobre conjuntivite Tóxica que foi a que a do Vitor se transformou e quase uma hemorrágica, e conjuntivite Viral, vale a pena ler para saber os sintomas e até mesmo como cuidar caso aconteça o contágio.


A pedidos segue meu doce amor com seu bom humor e sempre gracioso com o olho de pirata.

Nos primeiros dias da conjuntivite


Feliz da vida com os carrinhos que ganhou da tia Silvia!


Comendo o bis que a tia Silvia trouxe para ele!



            Depois do banho e com o olho limpo do sangue, as do hospital optei por não colocar.



                             Beijos à todos e vamos cuidar dos olhos dos nossos pequenos!

7 comentários:

  1. Nossa Karina, qdo o Tales operou tinha uma criança internada por conjuntivite e era igual ao do Vitor. Fiquei muito impressionada e passei a ter pavor dessa infecção.
    Fico feliz que ele esteja melhor!

    Beijos e tenham um abençoado domingo!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Nossa karina,eu vi a fotinho dele no teu face,fiquei realmente assustada,aqui em casa já tivemos conjutivite,e eu tive uma infecção pela pelas vias aéreas,não somente os olhos foram atingidos,fiquei feia de vida tbm..e sobre o uso do colírio em crianças pequenas eu desconhecia,yohann quando era bem bb creio q teve de maneira bem leve,o pai dele estava com conjutivite e um dia ele amanheceu com o olho com secreção amarela,lavei apenas com camomila e logo consegui resolver..

    Mas depois nunca mais,o pai dele q é campeão de ter isso..

    E é incrivel quando mais preisamos das coisas,acontece de não disponibilizarmos né,vc foi o convênio,comigo foi o carro uma vez q tive q sair correndo na madruga com o yohann,o carro tava na revisão,bora chamar taxi..aff já passei por poucas e boas tbm,ficar com eel morrendo de sono a madrugada toda no hospital..nossa,mãe é um ser especial mesmo,pq apesar de tudo,quando eles fazem essas gracinhas nossas forças se renovam..

    Beijão karina e obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  3. Nossa minha amiga, não sabia que isso tudo estava acontecendo, que horrivel ver nossos pequenos sofrendo, aqui Dudu teve uma virose muito forte também, fiquei doente de ver ele doente, é ruim demais... Mas passou também, e graças a Deus por ai parece que está tudo controlado também... beijo grande na familia, meu e do Dudu.

    ResponderExcluir
  4. Tadinho do bebe e obrigada por postar pra nós mães.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Karina, que loucura isso! Tadinho do Vitor! Agora passado o susto, tomara que ele melhore logo. Admiro cada vez mais tua força e coragem em correr sozinha para tudo com teus filhotes.És uma super mãe! Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Menina, nunca ouvi falar... e como ficou inchado, nossa!
    Graças a Deus ele teve todo um atendimento e vc correu no momento certo. Depois vou acessar os links e saber mais.
    Desejo a melhora dele e q esses "sustos" sejam menos frequentes em nossa vida de mãe.
    bjsss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Amo que esteja bem. Bjs Andrea e Lara

    ResponderExcluir

Promete Promete que não vai crescer distante Promete que vai ser pra sempre assim . Promete esse sorriso radiante... Todas as vezes ...