Libras

                                    
                                                          Alfabeto Manual - LIBRAS



Sempre que saia com a minha mãe, quando pequena e ganhávamos aqueles cartões com o alfabeto manual de libras eu pensava, um dia vou aprender tudo sobre libras, mas como era leiga achava que aprender sobre a cultura surda era saber só o alfabeto manual, alguns anos depois quando comecei a trabalhar, já na área da educação tive dificuldades para achar cursos de libras, procurei por anos. Mas em 2010 achei o concórdia e a partir dai vi que tinha muito, mas muito a aprender. O alfabeto manual é uma pequena parte, pois existem muitos sinais, configuração de mão e expressões que um ouvinte precisa treinar bastante para conseguir comunicar-se bem com um surdo, não é fácil para um ouvinte, pois nem todos nós sabemos usar a expressão facial e corporal da maneira correta, e gestos como o balançar das mãos enquanto falamos nem sempre querem dizer algo, na maioria das vezes é só mania.

Comecei a fazer o curso básico e intermediário de libras e logo descobri que estava grávida do Vitor. Após isso me afastei e retornei quando o pequeno completou cinco meses de vida, mas devido a inúmeras noites sem dormir acabei interrompendo. Segui em casa fazendo biscuit e cuidando do pequenino, mas claro sempre pensando em retornar a faculdade e ao trabalho, devido a complicações com refluxo e agitação noturna do Vitor eu posterguei bastante meu retorno. Mas como nenhum problema é para sempre (graças a Deus, hehehe) cá estou eu retornando à minha doce vida maluca, corrida e agitada, sim voltando a ser a Karina que eu era antes do Vitor, sempre correndo de um lado para o outro, estudando, trabalhando , mas agora com um "plus" chamado Vitor!

Em setembro retorno ao meu sonho REAL, o curso avançado de libras e a partir disso muita coisa vai mudar, agora irei me entregar de corpo e alma e com as energias mais que renovadas!

Muitas pessoas legais entraram e retornaram para a minha vida me ajudando e motivando, agora tenho contato com um surdo muito especial e não vamos mais nos perder por nada neste mundo. Isso me deu forças para retornar e reconquistar tudo o que desejo, não só porque amo libras, mas porque o amo e quero muito que ele entenda tudo que tenho guardado em meu coração, mas vou esperar para dizer isso em libras!


Neste espaço vou trazer um pouquinho deste universo que eu amo e você já teve algum contato com alguém surdo, no trabalho ou algum membro da família? Conta pra gente!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Promete Promete que não vai crescer distante Promete que vai ser pra sempre assim . Promete esse sorriso radiante... Todas as vezes ...